quinta-feira, 4 de outubro de 2007




Mais Uma Prova Do Que Acontece no Morro da Grota!!!

MORADORES FALAM SOBRE SANEAMENTO


A moradora da Grota dona Ailma Gonçalves Morinho diz:

“não há ninguém responsável pelo saneamento básico”.
Ela reclama também que o saneamento básico atinge a todos os moradores, já que persistem os esgotos a céu aberto, produzindo riscos para as crianças.
Prova disso, segundo a moradora, é a Leptospirose contraída por uma criança da comunidade em razão dos muitos ratos do lugar.

Ela diz o que dificulta ainda mais é a não existência de tubulação para os esgotos e ainda há falta de água na
Comunidade. “O saneamento faz parte de nossa saúde e a água faz parte de nossa vida”, conclui Ailma.

Ela e todos os moradores se queixam que a Águas de Niterói não vai no local, e o médico de família não apresenta nenhum tipo de
palestra sobre as doenças que podem ser transmitidas pela falta de saneamento básico .
Ailma diz que tem vontade de conhecer a Águas de Niterói para saber como se trata a água.
Elizabeth Soares Araújo fortalece o dito por Aima e confirma que nem todos os moradores da comunidade tem água canalizada, ela acrescenta também que os moradores não tem lugar para jogar o lixo o que aumenta os tipos e os casos de doença como a dengue e doenças de pele.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Um resumo da história da comunidade

Este texto é resultado de um trabalho de investigação dos alunos do Projeto Olho Vivo 3, moradores da comunidade da Grota junto a outros moradores da região. Dentre muitas questões, os alunos perguntaram a origem do nome Grota do Surucucu. Alguns moradores responderam com dúvida: "porque tem forma de gruta e também porque aqui havia muitas cobras surucucu", disse João, de 43 anos, morador da comunidade há 15 anos.

Sobre a relação entre Grota e Cachoeira, através de uma pesquisa feita pela InteEste texto é resultado de um trabalho de investigação dos alunos do Projeto Olho Vivo 3, moradores da comunidade da Grota junto a outros moradores da região. Dentre muitas questões, os alunos perguntaram a origem do nome Grota do Surucucu. Alguns moradores responderam com dúvida: "porque tem forma de gruta e também porque aqui havia muitas cobras surucucu", disse João, de 43 anos, morador da comunidade rnet, os alunos descobriram que existia um caminho que ligava São Francisco / Cachoeira ao Largo da Batalha. Este caminho recebeu a denominação de Estrada da Cachoeira, pois nele existe um rio
que, em outras épocas, formava uma cachoeira.



Como era a Grota antigamente? "Era tudo deserto, não tinha muita casa, não tinha água, luz e nem asfalto", relembra Jurani Magalhães, de 40 anos, morador da comunidade há 32 anos.

"Aqui tem muitos moradores antigos, Seu Leno, Seu Lázaro, Dona Maria e seu Enzo são exemplos de pessoas que residem aqui há bastante tempo", disse Hermano, morador há 23 anos.
Mesmo diante de alguns problemas, como o desemprego, o valão e a lixeira, pois o cheiro é muito desagradável, como relatam alguns moradores, muitos acham que a Grota é também um lugar bom de se viver